Lâmpadas Fluorescentes

Como funcionam?

Se essa lâmpada ligada quase não emite radiação térmica, como ela emite luz? Por que é necessário uma diferença de potencial entre os eletrodos? Como gases emitem luz?

Os gases de dentro da lâmpada, assim como qualquer material existente, são constituídos por átomos, que, por sua vez, são constituídos por outras partículas. Aqui, nos interessa duas delas: os prótons (dotados de carga elétrica positiva) e os elétrons (dotados de carga elétrica negativa). Quando há mais elétrons do que prótons no átomo, o átomo terá carga negativa, quando há menos elétrons do que prótons, o átomo terá carga positiva. Se o número de elétrons for igual o número de prótons, o átomo será neutro.

Quando ligamos o interruptor, é gerada uma diferença de potencial entre os eletrodos da lâmpada, o que acaba por gerar um fluxo de elétrons do eletrodo negativo (onde sobra elétrons) para o eletrodo positivo. Durante a passagem dos elétrons pelo interior do bulbo da lâmpada, eles encontram os átomos dos gases que lá estão, interagindo com eles, o que, geralmente, acaba os ionizando (retirando elétrons deles).

Funcionamento de uma lâmpada fluorescente. Perceba no vídeo que a emitida pelo átomo de mercúrio é na faixa do ultravioleta, que não conseguimos ver. Sendo assim, como enchergamos a luz de uma lâmpada fluorescente?

Siga em frente para saber mais sobre essa luz que os átomos emitem...

Navegação do site