Florianópolis - Sexta-feira, 29 de março de 2024
TRABALHOS

APOIO

 


Apresentação dos Trabalhos

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SOBRE A PÁGINA

Os materiais para-didáticos disponibilizados nesta página são resultados do esforço conjunto de licenciandos em Física da UFSC, que os apresentaram como a última das tarefas da disciplina Metodologia de Ensino de Física - MEN 5185, (Dep. MEN-CED) nos seis últimos semestres letivos. Ao longo de cada semestre, este desafio é proposto, discutido e elaborado, sendo também escolhidos os temas, critérios, meios e fins durante parte das aulas realizadas no LANTEC - Laboratório de novas tecnologias do Centro de Ciências da Educação - CED.
Tais trabalhos destinam-se fundamentalmente a professorandos e professores de Física/Ciências, nas múltiplas etapas de formação: inicial e continuada, presencial e a distância, específica, integradora e contextual. Interessados no desvelamento inicial destes temas tópicos também poderão acessar e estudar os assuntos, considerada sua formação profissional ou intelectual, mas sobretudo seu interesse em conhecer os mesmos na perspectiva cultural. Os mesmos podem ser utilizados parcialmente ou integralmente em mini-cursos, aulas demonstrativas, roteiros, seminários..., tanto nos cursos de disciplinas integradoras das licenciaturas, internamente e nos estágios, como no exercício docente do Ensino Médio e séries finais do Ensino Fundamental, sendo aqui também central a abordagem dos tópicos na perspectiva de formação cultural de todos os alunos, não somente daqueles mais inclinados ao conhecimento científico e tecnológico. Adaptações serão necessárias em função da demanda, dos interesses e dos meios disponíveis, computadores em particular.
Ressaltamos que um dos critérios para escolha dos temas é a contemporaneidade do mesmo e sua pequena freqüência ou ausência nos livros didáticos mais utilizados. Na grande maioria, os tópicos versam sobre conhecimento em C&T atuais, aplicado e básico, com destaque para a Física, mas não exclusivamente, até porque trata-se de conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinares.
Boa parte dos tópicos tem sido aplicada em situações reais de sala de aula pelos licenciandos, sempre respeitando as dimensões contextuais da unidade escolar onde se desenvolvem projetos de estágio na disciplina Prática de Ensino, ou eventualmente em seminários ou mini-curso negociado.
Alguns tópicos são apresentados com orientações e sugestões de teor didático-pedagógico, visando uma maior interlocução com colegas docentes que farão uso do material para-didático. Outros não estão acompanhados deste segmento, por entenderem os autores que podem ser aproveitados pelos colegas de múltiplas maneiras, ou porque são voltados para a introdução temática do assunto, devendo ser aprofundado ou redirecionado pelos usuários.
Os recursos, linguagens e potencial dos meios utilizados não são padronizados, em respeito às diferenças de formação e dos objetivos dos autores, mas um tratamento final é dado, para fins de visibilidade e produção hiper-textual, por um especialista em computação, sempre sob supervisão nossa. Adaptações de outras fontes, traduções e reconstruções são recursos comumente utilizados nestas tarefas, a exemplo de similares. Créditos dos autores principais e demais fontes estão lançados em cada trabalho.
Trabalhos como os de Energia Nuclear e Energia Eólica são produções de alunos do 1o ano do Ensino Médio da Escola Elisa Andreoli de São José/SC, que guardadas as proporções, consolidam-se como importantes indicativos da discussão de tópicos modernos/integradores de física aliados a utilização de softwares no Ensino de Física.
Artigos e textos para apoio são também disponibilizados, visando oferecer subsídios aos que pretendem fundamentar questões, desafios e alternativas similares aos nossos.
Esperamos comentários, críticas e sugestões dos colegas acadêmicos e professores do Ensino Básico para mantermos esta página a mais atualizada e operacional possível.
Todo o material contido nesta página pode ser utilizado por docentes e interessados para fins não comerciais, desde que citada a fonte.

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação