O filamento aquecido serve para criar uma nuvem de elétrons. Os elétrons são acelerados em direção a tela passando pelos sistemas de focalização que gera um feixe fino. Esse feixe fino passa pelos defletores que direcionam o feixe para a posição desejada na tela de Fósforo.
Vídeo de um tubo de Crookes, mostando seu funcionamento.
Em uma televisão, as bobinas de direcionamento mandam elétrons à tela de fósforo de forma ordenada horizontalmente e verticalmente através de um padrão de escaneamento. Enquanto o feixe pinta cada linha da esquerda para a direita, a intensidade do raio é mudada para criar diferentes tonalidades de preto, cinza e branco pela tela. Como o espaço entre as linhas é muito curto, o cérebro integra todas como uma única imagem. Uma tela de televisão normalmente tem 480 linhas visíveis de cima até embaixo.
Ao invés de um único raio o que temos na televisão colorida é uma combinação de três raios de cores diferentes (vermelho, azul e verde) que se juntam para formar a imagem. Quando uma televisão em cores precisa criar um ponto vermelho, ela dispara o feixe vermelho no fósforo vermelho. O mesmo acontece para os pontos verdes e azuis. Para criar um ponto branco, os feixes vermelho, verde e azul são disparados simultaneamente - as três cores se misturam para criar o branco. Para criar um ponto preto, todos os três feixes são desligados enquanto escaneiam o ponto. Todas as outras cores na tela da TV são combinações de vermelho, verde e azul.
1: Canhões de elétrons e lentes eletrônicas de focalização
2: Bobinas defletoras (deflexão eletromagnética) 3: Anodo de alta tensão 4: Máscara de sombra 5: Detalhe da matriz de pontos coloridos RGB (vermelho, verde, azul) |
![]() Esquema de um tudo de raios catódicos. Ref.5 |
Vantagens
Fácil de montar, é só conectar na rede elétrica, conectar a antena e pronto.
Baixo custo
Desvantagens
Grande e pesada
Tamanho da tela: As maiores telas são de 38".
Tecnologia ultrapassada.
Voltar