Efeito Meissner - Página 2
Bem, vamos começar falando o que tem no experimento demonstrado: A peça preta é um supercondutor (provavelmente cerâmica), a peça de cor prateada é um imã e o líquido fumegante colocado no recipiente é, provavelmente, nitrogênio líquido, que para estar no estado líquido necessita possuir baixíssima temperatura (abaixo de 80K). E aí? Já consegue explicar?
Pode até ficar um pouco mais claro quando se fala de supercondutores. É possível imaginar que a peça preta entra no estado supercondutor quando entra em contato com o líquido resfriado. Mas mesmo com isso não é possível explicar porque o imã flutua acima do supercondutor.
Mas antes de qualquer coisa, vamos analizar algumas propriedades do imã.
Um imã, diferentemente de outros materias, tem a propriedade de atrair determinados materiais (compostos de ferro, aço, níquel e cobalto). Ele gera um campo chamado campo magnético , que é mais intenso quanto mais perto do imã. Mas o mesmo imã pode fazer quase nenhum efeito (ou absolutamente nenhum) sobre outros materiais ou até mesmo repelí-los. Como exemplo, tente verificar como um imã de geladeira atrai uma moeda e não atrai um bastão de acrílico ou alumínio, e também é divertido brincar com dois imãs dispondo eles de formas diferentes notando que ora se atraem e ora se repelem.
Sabendo disso, é possível então pensar que há algo no supercondutor que faz com que o imã seja repelido e consiga manter a flutuação. Será que poderíamos pensar que o supercondutor age como um imã uma vez que consegue repelir um deste?
Não exatamente! Mas sabemos que nos supercondutores a resistividade à passagem de corrente elétrica é nula, será que isso interfere em alguma coisa? Ou mais, será que não seria esse o fator principal que explica o motivo pelo qual o imã flutua?