Outras tecnologias

Voltar à página de tecnologias...

Talvez daqui a alguns anos tudo aquilo que exija campos magnéticos intensos terá supercondutores, a fim de reduzir gastos e aumentar a eficiência. Nos aparelhos de ressonância magnética, já há uma certa aplicação. Até mesmo para separar impurezas de materiais ou simplesmente separar substâncias, sem exigir de outros métodos de separação usados na Química.

Um fenômeno quântico associado aos supercondutores gerou os chamados SQUID, em que um fluxo de campo magnético muito pequeno pode vir a gerar correntes mensuráveis. Sendo assim, pode detectar variações de campo magnético com 1 (um) bilhão de vezes menos intensa que o campo magnético terrestre. Isso é utilizado por geólogos, analizando a formação de minerais, e biólogos e médicos, estudando o tecido nervoso.

Pesquisa-se maneiras de utilizar os supercondutores para a transmissão de energia elétrica, o que nos proveria uma economia imensa. Qualquer dispositivo eletrônico pode ser uma aplicação. O caminho está em aberto, tanto para as aplicações como explicar alguns mistérios que ainda envolvem esse fenômeno interessantíssimo.

Voltar à página de tecnologias...