Das Lâmpadas Incandescentes às Lâmpadas Fluorescentes

Qual a melhor opção?

O que significam esses números?

Tomamos como exemplo a lâmpada com a inscrição 20w (watts). Este valor se refere à potência, isto é, a quantidade de energia fornecida à lâmpada por um segundo para que ela se mantenha acesa. Como assim?

Potência é igual a Energia utilizada (fornecida à lâmpada) em um certo tempo.

P = Ef / t

A unidade física no S.I. para a potência é o watt (símbolo w), que nada mais é que joule (símbolo j) por segundo (símbolo s):

1w = 1 j/s

De forma que a lâmpada acima possui potência igual a 20w (P = 20w).

Lembre-se que todo valor de uma grandeza física deve vir acompanhado de um "nome" (mais conhecido como "unidade") indicando a que se refere esse valor. Por exemplo, se for algum valor de tempo, temos que saber se o valor é em minutos, em segundos, em anos, enfim, ele precisa estar localizado dentro de uma escala e, para isso, usamos a unidade.

Mas essa energia que a lâmpada precisa pra funcionar não toda transformada em iluminação. Assim, podemos pensar na eficiência das lâmpadas, e esta pode ser expressa da seguinte forma:

η = EL / Ef

Onde η (letra grega "eta") é a eficiência da lâmpada, EL é a energia luminosa e Ef é a energia fornecida à lâmpada

De modo que essa divisão só resultaria 1 (um) se EL = Ef, isto é, se toda a energia fornecida se transformasse em energia luminosa. Por outro lado, sabemos que qualquer lâmpada acaba esquentando, ou seja, acaba transformando parte da energia fornecida em energia térmica. Isso faz com que El seja sempre menor que Ef, e quando esse valor (eta) é multiplicado por 100, teremos eficiência escrita em forma percentual, ou seja, a porcentagem de energia fornecida que é realmente utilizada.

Saiba mais sobre qual a influência desses números na luminosidade da lâmpada seguindo em frente!

Navegação do site