Anterior|1|2|3| Voltar à página de tecnologias...

Uma coisa que não conversamos foi como que eles refrigeram primeiramente os sistema que compõe o eletroímã. Logo abaixo, temos uma figura que ilustra a estrutura que impulsiona os prótons. Consegues associar esta imagem com as outras duas anteriores?

Note que há três partes destacadas:

Hélio líquido! Onnes, quando descobriu a supercondutividade, utilizou desse material para resfriar o Mercúrio. Cem anos depois, com alguns avanços sobre a manipulação de Hélio Líquido, temos a maior máquina construída pelo homem utilizando o mesmo princípio que descobiru o efeito da supercondutividade. A princípio, utiliza-se Nitrogênio líquido para resfriar este tubo até que atinja cerca de 80K, e posteriormente se troca por Hélio Líquido, que abaixa a temperatura até 1,9K. Essa é um tanto absurda, mas hoje já se consegue ir mais além, cerca de centésimos de Kelvin. É incrível como a ciência alimenta a si mesma. Talvez, na época de Onnes, a supercondutividade não chamava atenção, e hoje, pleno início do século XXI temos os olhos vidrados no coração do CERN.

Dêem uma olhada nessa notícia, publicada no site do Terra: Cientistas tentam consertar a maior experiência científica

Notaram o valor da corrente? É extremamente alto, a corrente que passa na fiação das nossas casas é de cerca de 10 Ampère. No supercondutor do LHC é de 8,7 mil Ampère! Não é à toa que, quando vasou o Hélio líquido e os fios tornaram-se resistivos novamente (ficaram acima da Temperatura Crítica), essa corrente derreteu tudo em volta. A energia associada com a velocidade dos superelétrons foi toda dissipada na estrutura, devido ao Efeito Joule. Vale a pena lembrar que é como estar correndo, como o Usain Bolt, no terminal de ônibus (no horário de pico) quando todo mundo está parado e, subitamente, todos se mexem rapidamente. As colisões serão inevitáveis; o pior de tudo é que os machucados serão bem maiores.

Esta imagem acima mostra o local que causou o vasamento de Hélio líquido. O problema foi gerado no ponto de comunicação entre dois eletroímãs.

Anterior|1|2|3| Voltar à página de tecnologias...