Supercondutores no MagLev
Lembras daquele vídeo sobre o Efeito Meissner? Será que o que ocorre alí não traz vantagem nenhuma a tecnologias humanas? Bem, os cientístas não iriam ficar com algo na mão sem pensar em várias maneiras de empregá-la. É claro que algumas idéias podem ser estranhas, a princípio, mas algumas são bastante promissoras. Assista a esse vídeo:
O vídeo é em inglês, porém o que mais nos importa é que percebas os fenômenos que ocorrem. É um vídeo similar ao anterior em muitos aspectos.
No início do vídeo percebe-se que são animações, mas esses veículos levitando seriam realmente possíveis? Podemos tentar entender o porquê dessa concepção de veículos flutuando ter surgido. Nós conseguimos fazer com que um ímã flutue sobre outro, não é verdade? Podemos então construir estradas e carros com ímãs grandes. Porém, nem tudo que a ciência prevê ser possível pode ser construído com facilidade. Precisaríamos de ímas muito "potentes" e não encontraríamos na natureza ímãs suficientes para cobir quiômetros de um trilho. Além do mais, um ímã com um campo magnético muito forte atrairia qualquer utensílio humano composto por ferro, níquel ou cobre; seria muito engraçado andarmos na rua e quando um carro "magnético" passar, ele atrairia tudo o que estiver por perto.
Nós sabemos construir ímãs temporários (eletroímã), sendo que é só controlar a corrente elétrica que passa nas espiras (enrolamentos) para que tenhamos um ímã. Então, não parece uma coisa de outro mundo querer que veículos flutuem. Só precisamos de muitos quilômetros de fios e muito recurso financeiro. Mas ainda temos os gastos energéticos com o trem, apesar de ele flutuar - o que reduz as dissipações devido ao não contato com o chão - precisaríamos de muita energia elétrica para fazê-lo viajar sobre o trilho. Mais do que isso, é claro que queremos que ele tenha a capacidade de viajar com uma velocidade superior aos demais trens ao longo do mundo. Teríamos alguma maneira de diminuir tanto os gastos energéticos, mas ao mesmo tempo ter um trem mais veloz?
MagLev é a junção de duas palavras, em inglês, um termo que significa: levitação magnética. Existem duas tecnologias, em operação, de trens que levitam sobre o trilho devido ao eletromagnetismo:
- Alemã (EMS):
- Utiliza atração entre eletroímas.
- Eletroímas compostos de fios condutores. (T>Tc).
- Japonesa (EDS):
- Utiliza repulsão entre eletroímas.
- Eletroímas compostos de fios supercondutores. (T
c).
Vamos nos concentar especificamente na tecnologia desenvolvida no Japão; por motivos óbvios.