Lâmpadas Incandescentes

Como funcionam?

E quão quente o filamento precisa estar para emitir luz? Existe alguma relação entre a temperatura do material e sua emissão de luz?

Metal aquecendo. O importante neste vídeo é notar a barra de metal que, ao ser esquentada, muda sua coloração para o vermelho, chegando até o amarelo, ou seja, a luz emitida por ela vai mudando de cor.

É fácil de perceber neste vídeo que o metal irradia cores diferentes; ele vai mudando de vermelho para amarelo conforme a temperatura vai aumentando. No interior dos altos fornos das siderúrgicas se consegue temperaturas para que certos metais irradiem desde a cor vermelha até a cor branco-azulada.

A Luz que vem do Sol é de que cor?

Dispersão da luz num prisma

Dispersão da luz num prisma.

A história conta que o estudante inglês Isaac Newton (1643-1727), aos seus vinte anos, comprou em uma feira de Cambridge um prisma de vidro e ficou fascinado com as cores que ele produzia quando incidia luz do Sol sobre ele. Então, após realizar algumas experimentações bem sucedidas com a luz, percebeu que as luzes coloridas em que a luz branca se decompunha não podiam ser divididas novamente, mas se incidissem em outro prisma, essas luzes coloridas poderiam voltar a compor a luz branca, o que o levou a concluir que a luz branca era composta por todas as cores do arco-íris.

Esquema do experimento utilizado por Newton

Esquema do experimento utilizado por Newton. Um dos experimentos usados por Newton para mostrar que a luz branca é uma mistura de raios coloridos. A luz proveniente do Sol (S) é decomposta por um primeiro prisma (P1). Um furo (G) no anteparo permite que uma pequena faixa do espectro passe por um segundo prisma (P2), que não decompõe a luz em novas cores, mas apenas produz uma mancha da cor selecionada (M). (Publicado na Ciência Hoje Vol. 35 nº 207, agosto de 2004, pág.75)

Continue para entender o que a temperatura tem a ver com a luz emitida por um objeto...

Navegação do site