Lâmpadas Incandescentes

Como funcionam?

A lâmpada precisa estar ligada para emitir luz (irradiar)?

Espectro eletromagnético

Espectro eletromagnético. Esta figura ilustra o espectro eletromagnético, relacionando os diferentes comprimentos de ondas e frequências das ondas com a temperatura de um possível corpo negro emitindo radiação deste tipo. Também relaciona o tamanho dos comprimentos de ondas com alguns objetos que nos são um tanto familiares.

Para a física, luz representa qualquer onda eletromagnética. Ou seja, luz é uma onda qualquer do espectro ilustrado na figura acima, desde os maiores comprimentos de ondas (que são as ondas de Radio), até os menores comprimentos de onda (conhecidos como raios γ (gama)).

Note que a luz visível corresponde a uma pequeníssima parcela do espectro eletromagnético. O que difere esta dos outros tipos de ondas eletromagnéticas é o comprimento de onda, ou a frequência, já que estes estão profundamente ligados. E já que estamos falando de ondas, podemos lembrar que sua velocidade é dada por v = λf, onde λ é o comprimento de onda e f é a frequência da onda. Como a velocidade de qualquer onda eletromagnética que se propaga no vácuo é constante e igual a c = 3×108m/s, podemos escrever c = λf.

Espectro eletromagnético visível

Espectro eletromagnético visível. Aqui é mostrado o espectro visível do eletromagnético. Note as diversas cores (ou frequências e comprimentos de ondas) que o compõe e repare que o espectro eletromagnético é contínuo. Veja também a pequena contribuição do visível para o espectro total.

Siga em frente e descubra qual é a luz que um filamento de tungstênio incandescente emite...

Navegação do site